O Desejo de estar no Controle

O Desejo de Estar no Controle

Muitas pessoas tem o desejo estar no controle de tudo. Outras acreditam que estão no controle de determinada situação ou até mesmo de suas próprias vidas.

E quanto à você ? Do que você realmente tem controle ? Você tem controle do seu corpo ? Tem controle das suas emoções ? Tem controle de seus pensamentos ? Tem controle de quando irá morrer ? Aliás, quem é esse “você” que quer ter este controle ?

O desejo de controle pode estar relacionado à diversas situações. A mais frequente é um sentimento de insegurança e medo perante à Vida e a morte.  Ela não confia na Vida e tem também medo da morte e do desconhecido. Ela está com a mente no futuro e se ilude acreditando que pode controlá-lo.

Alguns livros, filmes e até cursos de auto-ajuda apontam nesta direção: utilizam esse desejo inconsciente e iludem ainda mais a pessoa fazendo-a acreditar que pode ter a Vida em suas próprias mãos. Esta é uma atitude que coloca à pessoa como centro de toda a existência e do universo. É uma maneira infantil de pensar que afasta a pessoa da realidade daquilo que é.

Talvez, o único elemento que você tenha realmente controle é sua intenção. A intenção é uma atitude interna. Ela também pode estar focada no controle. Ou também pode estar focada em uma outra atitude: a conexão. Ao invés de tentar controlar o corpo, experimente se conectar com ele. Ao invés de tentar controlar suas emoções, experimente deixar que elas fluam mantendo uma conexão com elas. Ao invés de tentar controlar à Vida, sintonize-se e conecte-se com ela.

Fato é que você faz parte e está inserido dentro de um sistema maior onde existem milhares de outros seres vivos e você não tem como controlar os eventos que surgem em sua Vida. Quando você aceita esta realidade, a conexão com a Vida ocorre naturalmente. E, dessa conexão surge uma nova maneira de encarar as situações que ocorrem em sua Vida. É a partir desta outra maneira de enfrentar a Vida que você aprende cada vez mais sobre si mesmo e se desenvolve com toda e qualquer experiência que surgir.

Autor: Saulo Fong

3 Replies to “O Desejo de estar no Controle

  1. Estou em psicoterapia a 6 meses e a minha necessidade de controlar as coisas, as pessoas, em especial a meu conjuge já ficaram evidentes.
    Estamos trabalhando bastante a aceitação e a compaixão.
    Porém tenho dificuldade de entender meus próprios limites e é obvio em estabalecer isso ao meu parceiro.
    Espero ter conseguido expressar bem o sentimento que me incomoda.
    Grata

  2. Olá, encontrei este site porque estou me sentindo no dever de mudar
    e renovar meu ser. Já cansei de me preocupar com tudo, de me irritar e ser uma pessoa sem controle das minhas próprias emoções.
    Apesar da pouca idade eu sei que devo buscar autoconhecimento o quanto antes, afinal a vida não pára e espera aprendermos as lições triviais. Li o texto e gostei muito. Espero que este site me ajude a chegar onde quero, a ponto de não precisar ficar me lembrando o tempo todo que devo ser calma e estar em sintonia comigo mesma. Vocês disseram tudo com relação à conectar-se e não a controlar. Obrigada!

  3. olá encontrei esse site num momento de discussões com ex marido, ele arrumou outra e tenta manter o controle de td ainda ate msm de mim, uma pessoa que não é feliz e tenta destruir a minha auto estima que agora depois de tres anos de separação consegui reerguer-me, so quero paz e não encontro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *