A Importância do Autoconhecimento

A Importância do Autoconhecimento

Por que se conhecer ? Esta é uma pergunta que só você poderá responder. E este é um dos próprios motivos que me leva a olhar constantemente para dentro. É olhando para o nosso interior, examinando e transcendendo nossos padrões herdados de nossos pais, de nossos familiares e da própria cultura e sociedade que poderemos encontrar um sentido em nossas vidas, uma resposta para a pergunta que a maioria de nós tem na mente: “Para que estamos vivos ?

O auto-conhecimento nos leva a uma profunda viagem ao nosso interior, fazendo nos compreender por que reagimos a uma determinada situação, tornando-nos capazes de fazer uma escolha mais consciente, e que consequentemente nos levará à uma satisfação e sentido de vida cada vez mais significativo.

Desde a mais tenra infância, fomos criando “couraças” para proteger nossa verdadeira essência. Fomos adquirindo padrões sócio-culturais que quando são rígidos e inflexíveis bloqueiam nosso processo de desenvolvimento. Vamos “levando” a vida, escutando apenas o que os outros, a sociedade e os nossos padrões nos dizem para fazer, muitas vezes, não dando ouvidos à nossa própria voz que vem do nosso coração, do nosso interior.

Muitos nem sequer tem consciência dessa voz interior, outros tentam silenciá-la a qualquer custo. Estão ainda iludidos pelas pressões, determinações e medos impostos pela sociedade e pelo próprio ego: “Mas o que vão pensar de mim se eu fizer isto?

Certas pessoas têm medo do que pode vir a acontecer, mas esquecem que a vida está presente no agora. E é no agora que o coração, que o Ser clama para que o sigamos, confiando e fluindo, pois é aí que está a verdadeira evolução e o verdadeiro aprendizado que trará a paz e a satisfação interior.

Assim, o auto-conhecimento nos leva ao des-envolvimento de nossa Consciência, transcendendo as “couraças” e indo em direção da nossa verdadeira essência de Amor, uma viagem que exige mais coragem do que segurança.

Autor: Saulo Fong

5 Replies to “A Importância do Autoconhecimento

  1. estou escrevendo pela 1″ vaz pis gostei muito do que li creio ser de bom tom essa ajuda que presta , aqs pessoas que os leem e os aproveita .continuem com esses artigos que são muito bons .paz

  2. é muito importante vc se conhecer , pois com isso vc terá o prazer de saber seus defeitos e suas qualidade, no que vc precisa melhorar e no que vc precisa explorar mais, a reflexão , a meditação e o silêncio , são as melhores armas para vc desenvolver o auto conhecimento , então camarada faça como eu voltei para o santos porque lá e a minha casa sou santista de coração foi lá na europa que descobri o quanto eu amo o SANTOS FUTEBOL CLUBE E A CIDADE DE SANTOS/SP QUE ESTÁ CADA VEZ MAIS LINDA !

  3. Esta é uma longa viagem que percorremos, mesmo assim, acho difícil dizer que nos conhecemos realmente.
    É uma luta interior, porque não é fácil, quando nos deparamos com conceitos sobre o que somos .
    Ao atingirmos a meia idade é que conseguimos então, soltar as amarras, que nos prendiam a certos padrões…nada como o TEMPO para nos ensinar muitas coisas na vida.

  4. Nos conhecemos, mais estamos adormecidos, isso é que me cabe, pois sabemos que a “cada um será dado segundo suas obras”, e a permanencia do ser no, só ficar ou seguir, é a escolha de cada.

  5. O conhecimento do Si mesmo, é o caminho para nos levar ao presente consciente, pois somos ENEGIa, toda enegia tem uma frequencia e a chave que determina a frequencia que nos encintramos é o nosso pensamento e sentiememto, quem conhece o si mesmo, tem o poder de controlar o pensamento e, está sempre consciente de suas ações e seus atos, obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *