Meditação e Relaxamento

Ultimamente, muito se tem comentado sobre meditação e técnicas de relaxamento e controle do estresse.

Há diferentes metodologias e até conceitos sobre o que é meditação, pois este termo é utilizado por diferentes filosofias e religiões. Alguns conceitos são até contraditórios.

Vou compartilhar apenas a minha visão particular sobre o conceito de meditação.

A meditação é um estado de atenção plena no momento presente, no aqui-agora. Este estado pode ainda ser caracterizado por uma atitude de não-resitência, de aceitação e de conexão consigo mesmo e com tudo à sua volta.

Quando você está neste estado, sua percepção é ampliada e você é capaz de perceber suas sensações, seus pensamentos e seus sentimentos. Pode ser também que em determinado momento, você também se de conta do que há por trás de todas essas sensações, pensamentos e sentimentos até chegar à sua verdade mais profunda.

A meditação pode acontecer em qualquer lugar e em qualquer momento. Pode acontecer enquanto você está fazendo algo ou enquanto não estiver fazendo nada. Pode acontecer nas chamadas “técnicas de meditação” ou simplesmente enquanto você caminha ou conversa com alguém.

Meditação não é um estado de desconexão com a Vida, não é fuga. Muito pelo contrário, é um estado onde você vai em direção à Vida, onde você entra em contato com ela e tem plena consciência de que você é também é parte dela.

Neste estado, pode ser que os pensamentos e julgamentos cessem e que você veja tudo do jeito que é, sem qualquer interpretação ou julgamento de valor. Pode ser que sinta um estado de total tranquilidade e silêncio interno.

Uma das consequências deste estado é o relaxamento das tensões físicas e mentais. Entretanto é preciso ficar claro que meditação e relaxamento são conceitos diferentes. Como foi dito, a meditação pode acontecer em qualquer momento. Você pode fazer uma caminhada em estado de meditação. Em uma caminhada seus músculos da perna não estarão totalmente relaxados, do contrário, você não seria capaz de caminhar. A diferença é que neste estado sua atenção será tão plena que você utilizará apenas a força necessária para caminhar.

Uma das maneiras mais simples de experimentar a meditação é trazer a atenção para seu corpo e manter uma respiração solta e fluída com uma atitude de observador passivo das sensações, dos pensamentos e dos sentimentos. E quando isso se tornar natural em você, talvez você perceba e se dê conta de quem você realmente É.

Autor: Saulo Fong
Twitter: @SauloFong
http://www.saulofong.com

13 Comentários

  • mariadaluz

    Eu não sei meditar. Como uma pessoa faz para fazer meditação ? Por favor me ensinem ou deem-me uma dica. Gostaria muito de fazer.

  • Existem diversas técnicas e exercícios que são associados à meditação.

    Primeiro, entenda que meditação é um estado interno de atenção no aqui-agora. Todo momento em que você estiver consciente e atenta ao que acontece com você será meditação.

    Alguns exercícios podem ajudar a entrar neste estado.

    Experimente por exemplo sentar-se em uma cadeira, com a coluna ereta e com os dois pés no chão. Relaxe qualquer tensão muscular, mantendo esta postura.

    Traga a atenção para si mesma através das sensações do corpo ou da própria respiração. Deixe a respiração bem livre e solta. Não resista aos pensamentos, apenas adote uma atitude passiva com relação à eles e volte sempre a atenção para as sensações ou para sua respiração.

    Na primeira semana, fique apenas 1 minuto realizando este exercício. Na semana seguinte, experimente aumentar para 2 minutos e assim por diante. Não se esforce demais. Não coloque mais tensão sobre você.

    Quando sentir que deu o momento de encerrar o exercício, pare tranquilamente sem culpas.

    Boa sorte !

  • Carlos Eduardo

    Caríssimos amigos.
    Fiquei muito feliz em encontrar este site. Tenho certeze de que não foi por acaso que chegue até aqui.
    A poucos anos eu tinha uma grande sintonia comigo mesmo, podendo ficar longos momentos em uma vibração muito positiva. Não colocava nada em mente, somente me desligava e começava a perceber luzes, formas e as vezes sons.
    Por muitas vezes conseguia ver um pequeno portão de um jardim redondo, o qual tinha um banco bem ao centro deste jardim, ao lado de uma única arvore.
    Minha emoção era tão forte que eu me perdia desta sintonia e acabava me desligando.
    Não tenho certeza se é uma criação de minha mente ou se é algo mais sério.
    Minha família tem sua história bastante fundada na espiritualidade, doutrina esta em que acredito severamente.
    Atualmente, devido a tantos problemas ou “promações”, não sinto aquela sintonia de antes. Percebo que estou mergulhado em uma faze de grande insatisfação e estresse que vem me consumindo muito.
    Como gostaria de reencontrar aquela paz que eu tinha.
    Fraternos abraçõs a tudos vcs!!!

  • Hilda

    Gratidão profunda!!!!!!!!!
    Adorei o artigo, muito esclarecedor
    Amor e LUZ
    Hilda

  • Maria Terezinha Medeiros

    OBRIGADO POR ESSE MAARAVILHOZO LINK QUE CHEGOU ATÉ MIM NA HORA CERTA, ALIÁZ SEMPRE OCORRE ISSO COMIGO QUANDO PRECISO VEM AS COISAS BOAS PARA MIM, SEJE UM LIVRO OU COISA PARECIDA COMO ESTE MARAVILHOZO SITE QUE RECEBI, BEIJOS.ATÉ…..

  • Verginia

    Olá tudo bem? Eu amo este site,tem coisas maravilhosas. Eu prático meditação todos os dias. É muito bom.
    Abraços a vcs.
    Verginia

  • robinhosantista

    vou fazer uma crítica construtiva do site a meses acesso o site , o site é ótimo , levanta o astral das pessoas , te matérias que mexe com a auto estima , mais em compensação , vcs não atualizam o site , a meses encontramos os mesmos temas , os mesmos artigos , as mesmas metáforas , eu entro e saio , pois já li tudo , não tem nada diferente é tudo igual, então atualizem , coloquem outros artigos , outras metáforas outros temas… valeu to de volta ao peixe amo o santos f.c

  • maria rose

    vou tentar pois tenho dificuldade de relaxamento

  • Gian

    Legal! muito legal, vi que vc tambem é ligado no poder do agora! Eu ja li um livro assim, se chama ” O poder do agora” nao lembro o nome do autor mais é muito bom… quem quiser procura ajuda muito!

  • muito bom o texto sobre meditação.
    é como eu a entendo e pratico.
    …para o robinho santista aí em cima, no http://www.yubliss.com a gente discute temas diversos e troca experiências buscando o auto-conhecimento.
    é uma tentativa de tornar vivo, em uma rede social, o nosso caminho em direção à luz.
    deem uma espiada.
    abraços a todos,
    chico abelha.

  • Juvelino

    Estou buscando respostas e paz

  • Mario , Iampolschi

    Sou praticante há muito tempo, escrevo revista digital sobre budismo e meditação, no qual também coloco artigos de outros autores sobre meditação e assuntos afins, estou montado um blog com as 24 edições,
    caso queiram receber me enviem solicitação para momento.zen.mario@hotmail.com, gostei desse artigo principalmente sobre nos tornarmos observadores sensações, seus pensamentos e seus sentimentos, observar os movimentos do corpo e a respiração sentido prazer em cada movimento nos conecta com o momento presente, estamos sempre em contato com os movimentos do corpo, mesmo quando parados, existem 2 movimentos a serem saboreados, o da respiração e o do movimento do diafragma dessa respiração, o prazer é importante porque nossa mente a todo tempo busca o prazer, e o prazer vem da consciência desses movimentos. Muito bom esse artigo.

  • RAÍSSA TORRES

    ESSE ARTIGO FOI DE FUNDAMENTAL IMPORTANCIA PARA MIM, PELO FATO DE MOSTRA COMO PODER ME ENTENDER, SABER REALMENTE QUEM SOU, A EMPORTANCIA DE ENTENDER MEU CORPO,MINHA RESPIRAÇÃO, MEUS PENSAMENTOS CONSEQUENTIMENTE MINHA ALMA.FOI UM ENORME PRAZER PODER COMPARTILHAR ISSO COM TODOS VOCêS.UM EXCELENTE ARTIGO.

Deixe um Comentário




Enviar